Yoga

Essa técnica milenar surge, ou aperfeiçoa-se, na Índia antiga, com um objetivo, a meditação.
No ocidente ficou conhecido, principalmente pelas posturas, depois o relaxamento e a concentração, porém o verdadeiro YOGA é muito mais, podemos dizer que é uma ciência que promove a saúde do corpo, a elevação da alma, e a expansão da consciência.
Em breve faremos aqui um resumo dos oito passo do Yoga, segundo Patañjali, que foi quem o decodificou.
ASANAS, são as posturas, nos referimos a eles como posturas psicofísicas, devido ao amplo benefício, das mesmas. Mais do que alongar e tonificar, essas posturas, em sua permanência, produzem uma massagem nas vísceras, fazem um trabalho junto aos sistemas do nosso corpo cooperando para a homeostase, o equilíbrio do corpo.
Durante toda a pratica o aluno é conduzido a manter a atenção no corpo, na postura e na respiração, isso o leva a ter consciência corporal e concentração.
Os exercícios respiratórios, que nos levam ao controle da respiração, os chamados PRANAYAMAS, além de energizar o corpo, ajudam a pacificar a mente e coração. É um ponto muito importante do Yoga.
O YOGA NIDRA, consiste em um relaxamento dirigido, que relaxa corpo e cérebro, redirecionando a mente e relaxando mais profundamente o ser, isso resulta em menos ansiedade e melhores noites de sono.
Os exercícios de concentração, são passos para a MEDITAÇÃO, tão necessária na atualidade, onde o excesso de informações vem impedindo nossa concentração, e esse é senão o único, o principal grande passo na direção da expansão de consciência, que tem como consequência uma mente mais clara, pacífica e equilibrada.
Acreditamos que a soma destes benefícios, que estão presentes, praticamente em todas as aulas, fazem realmente diferença em nossas vidas, nos tornam pessoas melhores, mais equilibradas e felizes, nos prepara para sermos no mundo, exatamente aquilo que queremos do mundo, ou seja, nós estremos através do Yoga, começando o mundo que queremos na terra!